O Escutismo é uma viagem de descoberta e, sem dúvida nenhuma, um dos períodos mais fantásticos da tua vida.
E é pelo jogo que, no Escutismo, vais conseguir viver Aventuras em reinos imaginários e vais adquirir novos conhecimentos e uma nova forma de olhares para as coisas.
Como escuteiro, vais aprender a conhecer-te melhor e a amar o mundo, brincando, aprendendo, explorando, descobrindo, etc. E o Escutismo vai-te ajudar a tornares-te mais responsável e capaz de te ajudares a ti, à tua família e à tua comunidade.
Escutismo é um Movimento Mundial, de carácter não político, aberto a todos, com o propósito de contribuir para a educação integral dos jovens de ambos os sexos, baseado na adesão voluntária a um quadro de valores expressos na Promessa e Lei escutistas, através de um método original que permite a cada jovem ser protagonista do seu próprio crescimento, para que se sinta plenamente realizado e desempenhe um papel construtivo na sociedade.
No dia 22 de Fevereiro de 1857 nasceu, em Londres, capital da Inglaterra, Robert Stephenson Smith Baden-Powell, carinhosamente chamado por B.P., que mais tarde seria famoso no mundo inteiro, como Fundador do Escutismo.
BP teve uma infância muito feliz e ainda novo participava juntamente com os seus irmãos em excursões de barco, onde aprendeu a manobrar um barco, a acampar, a cozinhar e a obedecer às ordens com rapidez e elegância. Em 1869 entrou para a escola.
A escola possuía uma mata onde B.P. ia observar animais, apanhar por vezes um coelho, que assava numa fogueira sem fumo e onde desenvolvia as suas habilidades na construção de abrigos e no uso de um pequeno machado. Não sendo um grande estudante destacava canto e representação que continuou a usar pela sua vida fora.
Em 1876 entrou para o Exército. Distinguiu Capitão. Depois fez campanhas em África tendo e ganhando experiência que pôs em prática na grande obra da sua vida: o Escutismo.
Em 1899 defendeu durante meses a cidade de Mafeking, na África do Sul, duramente atacada pelas forças inimigas Como havia poucos soldados para empunhar uma arma e para isso teve que organizar um grupo de jovens cadetes, adolescentes da cidade que desempenhavam todas as tarefas de apoio, comunicações, primeiros socorros, etc.
Graças a esses recursos, à inteligência e coragem do seu comandante foi possível à cidade resistir a forças muito superiores, até que chegassem reforços.
A maneira como os jovens desempenharam sua dedicação, lealdade, coragem e responsabilidade, causaram grande impacto em Baden Powell e anos mais tarde, aquele acontecimento teria grande influência na fundação do Escutismo. Graças a este feito, o seu nome ficou conhecido mundialmente e foi promovido a Major-General sendo o mais novo do Exército e um herói do Reino Unido.
De regresso à sua Pátria, Baden Powell viu alguns meninos usar nas suas brincadeiras um livro, que ele havia escrito para exploradores do exército e que continha ensinamentos de como acampar e sobreviver em regiões selvagens.
Assim estudou um plano e, em 1907 fez um acampamento experimental na Ilha de Brownsea, 20 rapazes de 12 a 16 anos de todas as classes, onde ensinou uma porção de coisas importantes, como: primeiros socorros, observação, técnicas de segurança para a vida na cidade e na floresta... Foi o primeiro acampamento Escutista.
Tendo sido uma experiência bem sucedida Baden Powell publicou o livro “Escutismo para Rapazes” em 1908. Rapidamente por todo o lado começaram a surgir Grupos de Escuteiros e no final de 1908 já existiam cerca de 60 000 Escuteiros por todo o mundo.
O Escutismo, nascido na Inglaterra, não respeitou fronteiras e alastrou-se por outros países, e já em 1920, em Londres, reuniram-se, num grande acampamento, escuteiros de várias nacionalidades. Desde então o crescimento do escutismo foi grande e nem as duas guerras mundiais conseguiram enfraquecê-lo.
Foi neste primeiro acampamento mundial, chamado de Jamboree, que 20.000 jovens aclamaram B.P., Escuteiro-Chefe Mundial.
Depois de vários anos de dedicação ao Escutismo, viajando pelo mundo e fundando Associações Escuteiras em vários países, B.P. sentiu as suas forças declinarem. Retirou-se então para uma propriedade que possuía próxima à cidade de Nairobi, Quénia, em África.
Ali, na companhia da esposa, dividia o tempo entre a pintura, a numerosa correspondência e a visita de amigos. Faleceu na madrugada de 8 de Janeiro de 1941.
O Escutismo nasceu em 1907. O seu fundador foi um militar inglês chamado Baden-Powell. Assim, a 25 de Julho de 1907, partiu com vinte rapazes, organizados em quatro patrulhas (Corvo, Maçarico, Touro e Lobo) para a ILHA DE BROWNSEA, onde se realizou o primeiro acampamento de Escuteiros.
Este acampamento foi tão bem sucedido, que BP resolveu publicar todas as experiências vividas e conhecidas, de modo a despertar nos jovens o gosto pelas aventuras, num livro a que chamou "Escutismo para Rapazes" ("Scouting For Boys").
Este livro teve tão grande aceitação que, por toda a Inglaterra se formaram novas Patrulhas de Escuteiros. Outros acampamentos e actividades do género se lhe seguiram, assim como publicação de livros, onde o fundador pode exercitar os seus métodos e experiências, que foram coroados de êxitos.
Em poucos anos o Escutismo foi importado para muitos países do mundo, onde provou que as suas actividades e métodos eram universalmente válidos.
O CNE (Corpo Nacional de Escutas) - Escutismo Católico Português - nasceu em Braga a 27 de Maio de 1923. Foram seus fundadores o Arcebispo D. Manuel Vieira de Matos e Dr. Avelino Gonçalves, que em Roma mantiveram os primeiros contactos com o Movimento, quando ali assistiram, em 1922, a um desfile de 20.000 Escutas, por ocasião do Congresso Eucarístico Internacional que esse ano se realizou na Cidade Eterna.
Em 14 de Fevereiro de 1925 é aprovado pelo Dec. nº 10589 e reconhecido em 17 de Abril de 1928, pelo Bureau Internacional de Londres. A insígnia associativa do CNE é constituída pela Flor-de-lis, em amarelo-ouro, tendo sobreposta a Cruz de Cristo, em encarnado com o seu interior a branco, sendo os contornos a preto.
Por baixo tem um listel em amarelo-ouro, com a divisa sempre "Alerta".
O Corpo Nacional de Escutas está organizado pedagogicamente em 4 secções, associadas a faixas etárias, com nomenclaturas próprias. Dentro de cada secção, os jovens organizam-se em pequenos grupos, tendo cada elemento uma função específica.
Descrição da 1ª Secção
Descrição da 2ª Secção
Descrição da 3ª Secção
Descrição da 4ª Secção
Dirigentes e Chefia: